terça-feira, 7 de maio de 2013

Brasileiro é eleito a cargo máximo da Organização Mundial do Comércio


Baiano de 55 anos deve chefiar entidade até 2017; Presidente Dilma comemora nomeação.

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (7) diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele substituirá o francês Pascal Lamy, no cargo desde 2005.
Azevêdo disputou o cargo com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. Para vencer a eleição, era preciso obter ao menos 80 votos do total de 159 na entidade. A apuração final ainda não foi divulgada.


Azevêdo disputou presidência da OMC com mexicano


Nascido em Salvador, Azevêdo representa o Brasil na OMC desde 2008, após ter sido subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério de Relações Exteriores (2006-2008), e ter chefiado o departamento econômico da pasta, representando o País na Rodada Doha. 
Para Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e ex secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a eleição de Azevêdo não deve favorecer o Brasil nas negociações internacionais e disputas com outros países, devido à neutralidade exigida pelo cargo. "O primeiro dever do líder eleito é ser imparcial", afirma o diretor do departamento de Economia da FAAP.
Economia/Política  BoroGZuca

Nenhum comentário: