A imagem do Bom Pastor é a representação simbólica mais comum encontrada na arte cristã primitiva nas catacumbas de Roma, antes que ela pudesse ser mais explícita. A imagem mostrando um jovem carregando uma ovelha nos ombros foi emprestada diretamente do kriophoros pagão, muito mais antigo, e, no caso de estatuetas (como a mais famosa, atualmente no Museu Pio-Cristão, no Vaticano - à direita), é impossível dizer se a imagem foi originalmente criada com a intenção de ter um significado cristão ou pagão. Esta representação de Jesus continuou a ser utilizada nos séculos seguintes à legalização do cristianismo no Império Romano (313 d.C.). Inicialmente, ela provavelmente não era entendida como sendo um "retrato de Jesus", mas um símbolo como outros utilizados na arte cristã primitiva1 e, em alguns casos, ela pode também ter sido uma representação do Pastor de Hermas, uma obra literária cristã muito popular do século II d.C. (e que chegou aos nossos dias)2 3 . Porém, a partir do século V d.C., a figura do pastor passou a ter a aparência da representação convencional de Cristo, já estabelecida nesta época, ganhando uma auréola e ricas vestimentas4 , como pode ser visto no mosaico na abside da Igreja de Santi Cosma e Damiano, em Roma. Imagens do Bom Pastor geralmente incluem uma ovelha em seus ombros, como na versão de Lucas da Parábola da Ovelha Perdida (em Lucas 15:1-7)5 .

Bom, encontrei isso escrito na Bíblia católica a respeito de “imagens”. Queria que você comentasse sobre isso se não for incômodo e agradecer também pela sua paciência com nós, adolescentes. “Tanto em Êxodo como em Deteronômio, a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros, etc.Tanto é assim que Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Esta imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo, 3:14. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Êx, 25:18. Salomão quando construiu o templo mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: I Re, 7:19. Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus. Com essas proibições, Deus procurava proteger o povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria. Portanto, ao recriminar os católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria e dos santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens (de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze e os querubins.” A paz do Senhor esteja com você e que Ele te abençoe e te honre pelas coisa que você tem feito e passado. FIM
Comentário:
1. Não há um versículo sequer na Bíblia que mencione a proibição de fazer somente imagens de deuses estrangeiros.
2. O que Deus diz em Êxodo 20:4 é “NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
3. A Serpente de bronze feita por Moisés era colocada no meio do acampamento e as pessoas iam lá OLHAR a serpente para que, pela fé, fossem curadas das mordeduras das cobras. Não era para orar nem se ajoelhar para a serpente, não era para dar dízimo para a serpente e muito menos estavam distribuindo “serpentezinhas benzidas” para que o povo levasse para as suas barracas. (Números 21:8,9)
4. Com relação aos dois querubins que cobriam o propiciatório, eles ficavam no Tabernáculo, dentro do local chamado Lugar Santíssimo ao qual só o Sacerdote tinha acesso. Portanto, ninguém via os querubins pois eles não ficavam à mostra do povo.

Planta do Tabernáculo
5. É evidente que o Templo construído por Salomão não poderia ser do desagrado de Deus pois o próprio Deus ordenou como o Templo deveria ser construído nos seus mínimos detalhes.
Percebe-se no texto enviado por você uma distorção daquilo que está na Palavra de Deus, com o claro objetivo de justificar o uso de imagens. E, a última frase, que afirma que o mesmo Deus que proibiu fazer imagens, mandou fazer imagens é, no mínimo, uma afronta a Deus.
Isaías 45:20 “Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”2 Corintios 6:16 “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”1 João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Deus abençoe a todos. Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário