E você, já teve um relacionamento virtual?
O fato é que a internet tornou-se onipresente em nossa sociedade, em nosso dia-a-dia e que uma forma ou de outra cada vez mais pessoas estabelecem relações via web seja por necessidade seja por diversão.
A interação em rede pode ajudar, por exemplo, uma pessoa inibida a melhorar a sua auto-estima e sua capacidade de interação social. Por outro lado ao valorizar-se muito este tipo de relacionamento perde-se um pouco da relação humana pessoal, na qual o indivíduo se conhece e se identifica. E a nossa sociedade depende muito desse tipo de relação interpessoal, no sentido de ligação direta, de identificação, de presença, de comunicabilidade, onde um fala e o outro responde,
Apesar das várias opiniões negativas a afetividade on-line não deve ser encarada como um mal, pois apesar de possuir pontos negativos, ela também possui seu lado positivo. As relações afetivas na internet devem ser encaradas, como disse Nicolaci da Costa, como um complemento para as reais, nunca como uma substituição. O ser humano tem necessidade de ver, olhar no olho, sentir o outro e por enquanto a internet não é capaz de reproduzir todas essas características. Assim pode-se afirmar que os relacionamentos virtuais podem ser saudáveis ou não dependendo da forma com que os sujeito os encara. Fazendo um bom uso da internet o sujeito pode obter inúmeros benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário